9.27.2007

Pouco “filme” e muita “televisão”

A Grande Família - O Filme
Gênero: Comédia Duração: 101 min Origem: Brasil Direção: Maurício Farias Roteiro: Cláudio Paiva, Guel Arraes Produção: Guel Arraes
Eis a difícil tarefa: convencer aos milhões de fãs de “A Grande Família” a saírem do conforto de suas casas e pagarem para assistir a versão cinematográfica do seriado. Para mim, “A Grande Família” é de longe, o melhor programa da TV aberta brasileira atualmente. São poucos programas que me fazem ficar de ante da TV por mais de 20 minutos, mas o seriado “A Grande Família” consegue fazer isso e muito bem. A comedia nacional exibida na Rede Globo nos mostra um humor cada vez mais raro de se ver na televisão brasileira, sem falar do grupo de excelente atores que dão um toque especial ao seriado. Tudo isso reunido, faz com que, ficar em casa nas noites de quinta-feira não seja um programa ruim.
Dirigido por Maurício Farias (O Coronel e o Lobisomem), "A Grande Família - O filme" leva todos os integrantes da família Silva para a telona. Entretanto, diferentemente da versão cinematográfica de “Os Normais”, o longa não traz nenhuma revelação sobre o passado dos personagens, sendo apenas mais um novo episódio de 101 minutos em vez dos 30 minutos semanais exibidos na televisão. Isso não tira o mérito do filme, mas fica a sensação de que poderia ter sido bem melhor.
Ao ser informado de que poderá morrer, o patriarca da Grande Família, Lineu Silva (Marco Nanini) resolve refletir um pouco sobre sua vida. Para que sua família não sofra com sua partida, ele resolve então, experimentar três chances de refazer suas relações com todos, desde sua esposa Nenê (Marieta Severo), seu filho (Lúcio Mauro Filho), passando por seu cunhado, o divertidíssimo Agostinho (interpretado brilhantemente pelo talentoso Pedro Cardoso) e até mesmo seu chefe: o “mala” do Mendonça, (Tonico Pereira).
Os pontos fortes do longa ficam por conta do cenário (de Luciane Nicolino) e da trilha sonora (com direção de Branco Mello). Os fãs passearão pelos subúrbios do Rio de Janeiro, mergulhando em ambientes comuns do dia-a-dia de qualquer pessoa, como um supermercado ou um salão de beleza. A trilha destaca músicas de Roberto Carlos e outros sucessos dos anos 60, remetendo à época em que Lineu e Nenê se conheceram, há 40 anos. Mas o motivo pelo qual faz o filme valer a pena de ser visto atende pelo nome de Agostinho Carrara. Pedro Cardoso como sempre, dá um show de interpretação. Os trejeitos de seu personagem, e sua forma malandra de conduzir a vida, definitivamente é o que mais cativa os fãs dessa excêntrica família.
Mesmo apresentando pouco “filme”, como anuncia o cartaz e muita “televisão”, e ainda possuindo mais pontos baixos do que altos, se você for realmente for fã da série, assistir "A Grande Família - O filme" pode ser uma experiência interessante, mas já para aqueles que não são...
AVALIAÇÃO: 6,5/10

0 comentários: