9.20.2007

"Ele nasceu para achar a beleza. E matou para possuí-la"

Perfume - A História de um Assassino

(Perfume: The Story Of a Murderer, Alemanha/ França/ Espanha, 2006)

Direção: Tom Tykwer Roteiro: Tom Tykwer, Andrew Birkin, Bernd Eichinger Duração: 147 min. Gênero: Drama/Suspense

O que você esperaria de um filme se soubesse que ele foi baseado em um livro de grande sucesso, que vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo e foi traduzido para 45 idiomas? E se, além disso, descobrisse que para produzir esse mesmo filme foram gastos € 50 milhões (algo em torno de US$ 65 milhões), fazendo dele a produção alemã mais cara da história, até o momento?

Acreditando que, assim como eu, você não tenha conhecimento sobre esse famoso livro e muito menos foi um dos compradores de um dos milhões de exemplares da obra, nas próximas linhas tentarei fazer uma breve sinopse.

Dirigido pelo alemão Tom Twyker (Corra, Lola, Corra) o filme Perfume – A História de um Assassino ambientado no século XVIII, conta a história de Jean-Baptiste Grenouille, um jovem pobre que nasceu com um dom muito especial, ser capaz de sentir e diferenciar os mais diversos tipos de odores a quilômetros de distancia. Mas ao se apaixonar pelo cheiro de uma bela jovem e depois matá-la friamente, Grenouille passa a desenvolver uma obsessão doentia pela criação de novos perfumes, transformando-se em um assassino paranóico.

Tecnicamente o filme é muito bem feito. A direção de arte, a fotografia e a trilha sonora são belíssimas. Porém a história é um pouco estranha e mórbida, acredito que não é um filme que agrade a todos. A trama é contada por um narrador em off, o que ajuda no desenvolvimento da história. Mas nos momentos finais, o filme vai perdendo aos poucos sua originalidade. Confesso que comparado ao resto do filme, o final decepciona um pouco o espectador. De qualquer forma, Perfume – A História de um Assassino é um denso e interessante drama que vale a pena ser visto.

AVALIAÇÃO: 7,5/10

1 comentários:

Melissa Moreira disse...

O filme é interessante. Realmente nunca tinha ouvido falar o livro! Mais no geral gostei do filme, não achei o fim muito legal, poderiam ter feito um final mais emocionante. Mais valeu a pena ter assistido!